Frequently Asked Question
Por que está a conta de e-mail bloqueada?
As contas de e-mail do Agrupamento podem ser bloqueadas quando são detetados acessos ilegítimos e está a ser enviado spam a partir da conta.
Isto deve-se a agentes maliciosos que tiveram acesso aos dados de entrada da conta, e pode acontecer em várias situações tais como:
- Registo em sites maliciosos, ou com falhas de segurança, utilizando os mesmos dados de acesso da conta de e-mail.
- Instalação de aplicações maliciosas no computador ou telemóvel onde se acede ao e-mail.
- Falhas de segurança no sistema do computador ou telemóvel e/ou falta de atualizações nesse sistema que permitem o acesso a agentes maliciosos.
Como resolver a situação?
Para resolver a situação a senha de acesso da conta terá de ser alterada pelo administrador do sistema.
A nova senha será entregue na Direção / Coordenação da escola que a fará chegar ao Diretor / Titular da turma do aluno.
O Diretor / Titular da turma irá contactar o Encarregado de Educação para o informar da situação.
Como evitar que isto se repita?
Para evitar que isto se repita é necessário garantir que os dispositivos utilizados para aceder à conta não têm software malicioso.
A forma mais eficaz será reinstalar o sistema nos dispositivos, ou efetuar reposição das definições de fábrica, e garantir que estes sistemas se encontram atualizados.
Caso estejam a utilizar os equipamentos cedidos pelo Agrupamento para aceder ao e-mail, poderão recorrer ao suporte (https://suporte.aejd.pt/) para proceder à reposição do sistema. Nos dispositivos pessoais e privados o Agrupamento não tem meios nem capacidade técnica para prestar esse auxilio.
Após terem sido efetuadas as operações necessárias nos dispositivos, será necessário de futuro ter cuidado com as aplicações que se instalam, garantindo que não são maliciosas.
Ao utilizar a conta de e-mail para aceder a sites e serviços online, deve-se utilizar sempre uma senha diferente.